União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades

Notícias

Ação de Sensibilização - Estatuto do Maior Acompanhado

Ação de Sensibilização - Estatuto do Maior Acompanhado

28-FEV-2024

A Cision, empresa líder em inteligência dos media, sediou hoje uma sessão de esclarecimento sobre o Estatuto do Maior Acompanhado. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar a população para este importante instrumento legal, que visa proteger os direitos e promover a autonomia de pessoas maiores de idade com dificuldades em gerir autonomamente a sua vida. A sessão foi aberta pela Vereadora do Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Maria Cortez Vaz, que destacou a importância do Estatuto do Maior Acompanhado na proteção das pessoas mais vulneráveis. "O Município congratula a UFESPF pela organização  e concretização deste evento. O Estatuto de Maior Acompanhado é uma temática pertinente e interessante e que continua a suscitar muitas dúvidas que carecem de esclarecimento. Nada melhor do que esta sessão para continuar este caminho" Pedro Ladeira, representante da Cision, destacou o compromisso da empresa em apoiar iniciativas que promovam a inclusão social. Nas palavras do responsável “É para a Cision um prazer acolher nas suas instalações um evento de tão extraordinária importância. Esta iniciativa enquadra-se num conjunto de ações a desenvolver entre a Cision e a União das Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades.” Por último, o Presidente da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Luís Correia, salientou o agradecimento à Cision pela disponibilidade do local, dando nota que “a Freguesia representa também o maior tecido empresarial do concelho”. O Presidente reitera ainda que “Esta é a primeira de um conjunto de sessões que o gabinete social da União das Freguesias, liderado pela  Dra. Marisa Lobo e com a ajuda da Carolina Semedo, que apesar de recente já começa a dar os primeiros grandes passos. É também com estas partilhas de conhecimento que vos faz ser melhores técnicos para servir.” Seguiu-se a apresentação da Procuradora da República e Assessora na Procuradoria-Geral Regional de Coimbra, Regina Corvo, que abordou em detalhe os principais aspectos do Estatuto, nomeadamente os seus objetivos, os seus destinatários e os procedimentos para a sua aplicação. Foi abordada a necessidade de serem criadas "Bolsas de Acompanhantes" na comarca de Coimbra e que desde logo a UFESPF manifestou disponibilidade para concretizar protocolo de colaboração. Esta sessão de esclarecimento permitiu aos presentes esclarecer todas as suas dúvidas e obter mais informações sobre o Estatuto do Maior Acompanhado. Na foto: Regina Corvo, Luis Correia, Ana Cortez Vaz e Pedro Ladeira

Ler mais...
Salto em Altura em Sala com mais de 100 atletas inscritos

Salto em Altura em Sala com mais de 100 atletas inscritos

14-JAN-2024

Decorreu no passado dia 13, no pavilhão da Escola Secundária Dom Dinis, o 2º Campeonato Distrital de Salto em Altura em Sala, organizado pelo Grupo Recreativo Eirense com o apoio do Município de Coimbra e da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades.Com mais de 100 atletas inscritos, o evento foi o mais participado de sempre e o sucesso desta edição foi evidente com a quantidade de atletas, treinadores, dirigentes e familiares que encheram o pavilhão da Escola Secundária Dom Dinis. O Grupo Recreativo Eirense venceu em casa e sagrou-se Bi-Campeão Distrital de Salto em Altura em Sala. Parabéns. 

Ler mais...
Concurso Natal Reciclado 2023 é o mais participado de sempre

Concurso Natal Reciclado 2023 é o mais participado de sempre

25-DEZ-2023

Natal Reciclado 2023Pelo terceiro ano consecutivo a União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades incentivou escolas e associações a participarem num projeto que começa a ser já uma tradição desta freguesia: O “Natal Reciclado”. A cada ano que passa, o resultado deste incentivo à consciencialização ambiental é cada vez mais surpreendente. Este ano de 2023 passa assim a ser o ano com a maior participação neste concurso, o que nos deixa extremamente orgulhosos e agradecidos pelo empenho e dedicação de todos os envolvidos na realização destes fantásticos trabalhos. Convidamos todos a virem visitar a exposição destas fabulosas Árvores de Natal Recicladas, junto ao Retail Park de Eiras entre hoje, dia 15 de Dezembro e o próximo dia 6 de Janeiro. Também já é possível votar na sua árvore favorita, para isso basta colocar um “gosto” na sua ou suas árvores favoritas desta publicação.Pode ver todas as árvores e respetivas instituições em: https://www.eirasspfrades.pt/freguesia/galeria/11O regulamento do concurso pode também ser consultado em: https://www.eirasspfrades.pt/.../9/ficheiro_9_anexo_37.pdfDesejamos a todos um Feliz Natal... Reciclado!

Ler mais...
O Pai Natal veio a Eiras

O Pai Natal veio a Eiras

17-DEZ-2023

O Pai Natal esteve em Eiras! Os desejos das centenas de crianças que escreveram a sua carta ao Pai Natal resultaram e ele está no recinto da Roda Pedaleira a entregar presentes às crianças que escreveram o seu desejo de Natal. Manhã natalícia na União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades Feliz Natal!!!

Ler mais...
Requalificação da Ciclovia e Caminho Pedonal de Lordemão em curso

Requalificação da Ciclovia e Caminho Pedonal de Lordemão em curso

17-NOV-2023

A União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, em parceria com o Município de Coimbra, iniciou a requalificação da área pedonal e ciclovia situada na Avenida José Sousa Fernandes, entre Lordemão e o Bairro do Ingote.Esta requalificação passa pela pintura de toda a extensão da área pedonal e clicável e a colocação de novas balizas flexíveis, por questões de segurança dos utilizadores daquele equipamento.Por uma Freguesia com mais e melhor desporto!

Ler mais...
UFESPF lança novamente o concurso Natal Reciclado

UFESPF lança novamente o concurso Natal Reciclado

16-NOV-2023

No decorrer do ano de 2023, a União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades recebeu, pela primeira vez, a Bandeira Verde XXI, tornando-se assim, também pela primeira vez na sua história, numa Eco-Freguesia. Para além deste reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, o projeto Natal Reciclado 2022 recebeu uma menção honrosa da Sociedade Ponto Verde, relacionado com o prémio “Junta-te ao Gervásio”, sendo reconhecido a nível nacional como um importante projeto na sensibilização para as boas práticas de sustentabilidade ambiental.Assumindo, mais uma vez, a importância de consciencializar as nossas crianças e jovens para uma cada vez maior preocupação com estes temas, a UFESPF lança novamente o concurso "Natal Reciclado 2023”, com algumas novidades este ano. Pretendemos dar continuidade a esta iniciativa, melhorando-a de ano para ano, desafiando novamente toda a comunidade educativa e associativa da freguesia a fazer parte deste projeto. Estamos confiantes que será novamente um enorme sucesso, quer pela participação ativa da comunidade, envolvendo mais de 1500 crianças, quer pelo espírito da própria iniciativa, com o objetivo primordial de, com este tipo de ações, possamos sensibilizar as gerações futuras.

Ler mais...
A UFESPF incentiva o combate às vespas asiáticas

A UFESPF incentiva o combate às vespas asiáticas

14-NOV-2023

União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades distribui gratuitamente mais de 500 armadilhas para combater a invasão da vespa asiáticaA União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades (UFESPF) está empenhada em proteger a sua população e o meio ambiente. Em parceria com o Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 1199 – Santa Apolónia (CNE), a UFESPF celebrou um Protocolo de Colocação de mais de 500 Armadilhas para Vespas Velutinas, com um objetivo claro: combater a invasão das vespas asiáticas (Vespa velutina) em toda a área da freguesia e, assim, contribuir para a proteção do meio ambiente e da qualidade de vida de quem vive e trabalha na região.A Vespa velutina, uma espécie invasora que tem causado preocupações em toda a Europa desde a sua introdução acidental há cerca de uma década e meia, é agora alvo de uma ação decisiva da UFESPF. Em estreita colaboração com a UFESPF, o Agrupamento 1199 não apenas irá construir e instalar armadilhas de vespas velutinas em vários locais públicos da freguesia, mas também construirá e disponibilizará, a toda a população, mais de 500 dessas armadilhas gratuitamente sendo que a UFESFP assume todos as despesas em materiais para a construção das armadilhas.Estas armadilhas, dotadas de uma solução atrativa com feromona sexual, são projetadas para capturar especificamente as vespas reprodutoras, preservando outros insetos e reduzindo ao mínimo o risco para a comunidade. Esta iniciativa representa um passo significativo na proteção do meio ambiente local e na mitigação dos perigos associados à presença de ninhos de vespas asiáticas.Quem desejar obter uma destas armadilhas sem custos, basta entrar em contato com os serviços da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, que estará disponível para atender às suas necessidades.

Ler mais...
Solidariedade em Forma de Coração. UFESPF celebra Outubro Rosa.

Solidariedade em Forma de Coração. UFESPF celebra Outubro Rosa.

26-OUT-2023

Neste Outubro Rosa, mês dedicado à sensibilização e prevenção do cancro da mama, a União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades lançou um projeto de apoio às mulheres que enfrentam a mastectomia, convidando duas instituições locais a criar almofadas especiais em forma de coração.O diagnóstico de cancro da mama, por vezes, requer uma mastectomia, e após essa cirurgia, as pacientes necessitam de almofadas em forma de coração, projetadas para ajudar no processo de cicatrização e proporcionar conforto. A UFESPF forneceu os materiais necessários, como tecidos e enchimentos, e os utentes da SOL Eiras e da A.S.C.R. de São Paulo de Frades transformaram esses materiais em corações, que se tornaram almofadas especiais.Além disso, os alunos das escolas de Eiras e São Paulo de Frades foram convidados a participar, sensibilizando-se para a realidade do cancro e criando pequenos postais em forma de coração com mensagens de apoio para as destinatárias das almofadas.Em nome de todos os cidadãos das freguesia, o presidente da UFESPF entregou as almofadas no Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro. As almofadas foram recebidas pela Responsável pela Unidade de Voluntariado, Sónia Silva, e pela Responsável pelo Movimento "Vencer e Viver" da Liga Portuguesa contra o Cancro de Coimbra, Estela Garcia.Luis Correia, presidente da UFESPF, expressou a sua gratidão, afirmando que esta entrega foi muito especial para ele. Também partilhou que a Drª Sónia Silva lançou um novo desafio, ao qual ele já respondeu afirmativamente, prometendo continuar a apoiar as nobres iniciativas em prol da comunidade.

Ler mais...
Cabaz de Natal Solidário para ajudar quem mais precisa.

Cabaz de Natal Solidário para ajudar quem mais precisa.

24-OUT-2023

Natal é tempo de partilha. E nós vamos voltar a fazê-lo, ajudando quem mais necessita.Já estão abertas as inscrições para o Cabaz de Natal da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades. Todos os agregados familiares que pretendam usufruir deste apoio devem, até dia 30 de novembro, inscrever-se nos serviços da UFESPF trazendo toda a documentação necessária.- Bilhete de identidade ou Cartão de Cidadão, declaração de IRS referente ao ano anterior, últimos recibos de vencimentos (se existirem) e comprovativo de atribuição de subsídios (Abonos e RSI).- Além disso, devem também fornecer 1 ou 2 sacos reutilizáveis para o cabaz.Por uma União das Freguesias mais solidária e amiga.

Ler mais...

© 2024 União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia