Ação de Sensibilização - Estatuto do Maior Acompanhado
28-FEV-2024
A Cision, empresa líder em inteligência dos media, sediou hoje uma sessão de esclarecimento sobre o Estatuto do Maior Acompanhado. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar a população para este importante instrumento legal, que visa proteger os direitos e promover a autonomia de pessoas maiores de idade com dificuldades em gerir autonomamente a sua vida.
A sessão foi aberta pela Vereadora do Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Maria Cortez Vaz, que destacou a importância do Estatuto do Maior Acompanhado na proteção das pessoas mais vulneráveis. "O Município congratula a UFESPF pela organização e concretização deste evento. O Estatuto de Maior Acompanhado é uma temática pertinente e interessante e que continua a suscitar muitas dúvidas que carecem de esclarecimento. Nada melhor do que esta sessão para continuar este caminho"
Pedro Ladeira, representante da Cision, destacou o compromisso da empresa em apoiar iniciativas que promovam a inclusão social. Nas palavras do responsável “É para a Cision um prazer acolher nas suas instalações um evento de tão extraordinária importância. Esta iniciativa enquadra-se num conjunto de ações a desenvolver entre a Cision e a União das Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades.”
Por último, o Presidente da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Luís Correia, salientou o agradecimento à Cision pela disponibilidade do local, dando nota que “a Freguesia representa também o maior tecido empresarial do concelho”. O Presidente reitera ainda que “Esta é a primeira de um conjunto de sessões que o gabinete social da União das Freguesias, liderado pela Dra. Marisa Lobo e com a ajuda da Carolina Semedo, que apesar de recente já começa a dar os primeiros grandes passos. É também com estas partilhas de conhecimento que vos faz ser melhores técnicos para servir.”
Seguiu-se a apresentação da Procuradora da República e Assessora na Procuradoria-Geral Regional de Coimbra, Regina Corvo, que abordou em detalhe os principais aspectos do Estatuto, nomeadamente os seus objetivos, os seus destinatários e os procedimentos para a sua aplicação.
Foi abordada a necessidade de serem criadas "Bolsas de Acompanhantes" na comarca de Coimbra e que desde logo a UFESPF manifestou disponibilidade para concretizar protocolo de colaboração.
Esta sessão de esclarecimento permitiu aos presentes esclarecer todas as suas dúvidas e obter mais informações sobre o Estatuto do Maior Acompanhado.
Na foto: Regina Corvo, Luis Correia, Ana Cortez Vaz e Pedro Ladeira